Nos últimos anos tivemos uma verdadeira virada no marketing digital e para 2022 não será diferente. Vamos ver ao longo deste artigo as principais tendências de marketing B2B para acertar em cheio na sua operação de 2022.
E quais seriam essas tendências?
Bom, podemos dizer que as formas mais atuais de procurar estimular o mercado e competir de maneira forte pela atenção do consumidor. Isso pode não ser algo tão fácil, mas é por isso mesmo que é importante estudar os mais diversos cenários para se preparar para desafios.
O marketing vem ganhando muita força e, por muitas vezes, ganhando protagonismo no mercado. Com tamanha potência e potencial, encontrar caminhos para formar este ano que a humanidade enxerga tanta esperança, pode ser fundamental para tornar isso realidade.
Por que tendências de marketing B2B são importantes para a estratégia das empresas?
O marketing hoje tem muito peso, passando de uma simples necessidade para uma obrigação. Com uma simples estratégia de marketing, sua empresa pode nadar de braçada ou simplesmente afundar.
Compreender como o mercado funciona e conhecer a fundo as táticas do universo B2B, é possível identificar tendências e mapear brechas para trabalhar estratégias e replanejar movimentos a fim de superar a concorrência.
Vamos agora juntos desbravar as possibilidades de um 2022 campeão com as tendências mais interessantes para este ano que se inicia. Nos acompanhe nessa leitura!
Tendências de marketing B2B para 2022
Vamos então à lista das principais tendências de marketing B2B que preparamos pra você. Ao longo deste conteúdo, veremos os mais diversos pensamentos de atuação no setor para alavancar conversões em 2022. Vamos lá!
1. Marketing Omnichannel
Muitos ainda não entenderam que a omnicanalidade não apenas veio para ficar, como é importante também para o B2B. Atuar nos mais diversos canais, melhorar a distribuição, o controle de estoque e por que não, criar uma jornada para o seu cliente, pode ser o ponto chave para o sucesso.
Claro que não é só abrir canais por todos os lados, mas ter uma ferramenta tecnológica que ajude nessa gestão. As empresas e agências de marketing devem estudar a fundo a omnicanalidade para pôr em prática de forma precisa e conseguir colher frutos.
Quanto mais clientes conquistados, melhor o ROI e consequentemente, mais forte está no mercado. Supere a concorrência com uma estratégia omnichannel!
2. Autenticidade no conteúdo
Criar um material rico de fundo de funil ou apenas um artigo para conseguir views no blog da sua empresa, faz com que as pessoas se aproximem e respeitem a sua marca. Não é nada seguro trabalhar com materiais sem autenticidade ou não redigir e publicar um material honesto.
Enganar o seu público é enganar a si mesmo, uma vez que o material que geraria engajamento pode e deve desengajar o seu público. Quanto mais autêntico e visual o conteúdo, mais seguro e em progresso você estará.
Para alcançar um conteúdo assim é preciso:
- Pesquisar a fundo a temática e suas palavras-chave
- Criar peças nos mais variados formatos
- Adotar uma estratégia interessante para promover o seu conteúdo e mantê-lo no topo
- Conquistar mais assinantes e seguidores
- E assim vender mais o seu produto ou serviço de forma natural
Manter esse tipo de planejamento pode ser essencial para o sucesso do seu conteúdo.
3. Semântica e SEO
O algoritmo mudou a forma do marketing atuar nos últimos anos e continua forte para 2022. Saber analisar dados e estudar a fundo a localização do consumidor para atuar com mais precisão em cima dele, é fundamental para quem procura crescer como marca.
Siglas como SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing) serão cruciais para o ano que se inicia. Com o Cliente 5.0 cada vez mais rápido em suas pesquisas e com acesso a internet onde for com o seu smartphone no bolso, é necessário saber trabalhar diretamente com ele.
Importante ter uma equipe ou ao menos um profissional focado em trabalhar na SERP procurando alavancar a sua marca, seja de maneira paga ou orgânica.
4. Tráfego pago
Falando em SEO, uma das tendências que deve aumentar agora em 2022 é o tráfego pago. O marketing sempre busca ser mais certeiro no tráfego orgânico, o que de alguma forma até diz um pouco da reputação da marca, o tráfego pago deverá começar a se tornar mais protagonista nesse meio.
Isso quer dizer que o ano manchará todo o trabalho de reconhecimento de uma marca quanto ao seu compromisso e confiança entre os consumidores? Não, porém, talvez este modo de percepção ao longo do tempo também irá evoluindo.
A ideia aqui é combinar ainda mais ambos os lados, o que era ideal 80/20, pode alcançar um equilíbrio maior. Empresas de B2B virão forte para o mercado no quesito tráfego pago e será importante se planejar para enfrentar este mercado que será bem disputado.
5. Transmissão ao vivo
As famosas lives em formatos muitas vezes de webinar vão continuar com tudo em 2022. Algo que nasceu a pouco tempo no mercado, mas que se tornou muito forte em 2020 e 2021 por conta da pandemia, ainda terá o seu valor neste ano.
Um dos motivos é que nos anos anteriores eram tantos acontecendo ao mesmo tempo, que se tornou um fluxo difícil de se trabalhar. Criou-se um congestionamento que em 2022 não ocorrerá, fazendo assim, nascer uma oportunidade de não abandonar o formato.
A transmissão ao vivo é boa para o marketing de empresas e agências em vários níveis, desde a captação de dados e leads, até posicionamento da marca. Ter um bom apresentador de boa oratória é algo que prende atenção, mas trabalhar em boas temáticas ainda não exploradas no mercado é melhor ainda.
6. Gamificação
Também conhecido como ludificação, é o uso de técnicas de design, mecânica e pensamentos de jogos para relacionamento. Uma experiência gamificada, ou seja, interativa com o público pode não apenas engajar, mas conquistar totalmente a atenção e até converter um possível interessado.
Imagine que quanto mais interativo for o seu conteúdo, mais atenção terá. Sabendo impulsionar então, é possível abraçar mais do que um nicho e até mesmo aumentar o número de visitantes em sua página.
A gamificação pode ser bem aplicada no time de vendas para suas apresentações serem mais apetitosas e provocarem melhor os seus clientes na hora do bate-papo. Uma boa experiência também pode fazer parte da estratégia de qualificação de leads de uma maneira mais otimizada e objetiva.
7. E-mail marketing
O inbound marketing nunca sai de moda, mas ele precisa ser revisto, estudando pontos que agradam mais os consumidores. Ser impactados por textos muito complexos, técnicos ou simplesmente, grandes, pode ser um verdadeiro fracasso se o objetivo for ganhar e reter atenção para gerar uma interação.
Uma atuação que sempre foi e acreditamos que sempre será muito lucrativa, deve ser oxigenada pela sua equipe. Seja com trabalho de tom de voz, imagens, cores e, por que não, humor, é possível alcançar os mais diversos públicos.
Esse formato permite não apenas uma interação, mas uma melhor aproximação com os clientes e melhor, posicionar campanhas e a cultura da sua empresa no mercado, criar esse vínculo é muito importante em meio a cenários tão disputados.
8. LinkedIn
Estudos comprovam que a rede profissional que mais tem efetividade no cenário B2B é o LinkedIn. Hoje o mercado atua de várias formas e em diversas frentes, uma vez que existem tantas redes sociais, mas essa em particular tem um efeito muito grande no universo B2B.
Não deixe de investir em estudos dessa plataforma de profissionais, uma vez que mais de 80% dos leads gerados em B2B vem do LinkedIn, já que é um excelente canal para profissionais de vários setores trabalharem com mais afinco e de forma ainda mais precisa.
Estudar os caminhos dentro do LinkedIn pode ser um caminho muito eficiente para atingir, de forma objetiva e sem muito trabalho, o seu público-alvo. É importante estudar táticas para atingir não apenas os clientes decisores, mas os influenciadores dentro das empresas.
9. Marketing de influência
E para encerrar, já que citamos os influenciadores dentro das empresas alvo para o seu marketing B2B funcionar, é se planejar, pois o marketing de influência irá aumentar entre as tendências para 2022.
Trabalhar a mídia social para conquistar mais seguidores sempre foi, mas será ainda mais importante. Então planejar campanhas com influenciadores e personalidades que possam agregar a sua marca, pode e deve ser uma boa.
Diferente do B2C, é muito importante estudar bem quais “rostos” você busca para sua marca. Influenciar o B2B é muito diferente e exige uma estratégia bem distinta, seja para os maiores segmentos do mercado ou micro setores que busca atingir.
O seu negócio está preparado para adotar as principais tendências de marketing B2B?
Conforme observamos no decorrer do texto, são inúmeras tendências de marketing para o futuro do negócio B2B. O mercado não para de se transformar, crescer e expandir formas e formatos de trabalhar e cada vez mais vemos a tecnologia como protagonista desse movimento.
Prepare-se para o futuro e conte com a NextNova para as mais diversas informações do setor e, é claro, para se dar bem no mercado nos próximos anos. Juntos podemos ir mais longe e fazer melhor. E a tecnologia como a nossa grande aliada!