Produzir conteúdo e ser ativo nas redes sociais não está restrito apenas para empresas B2C (business to consumer) como muitos pensam. Cada vez mais empresas estão estudando sobre as melhores redes sociais para marketing B2B (business to business) e investindo nesse espaço.
Um relatório divulgado pela Social Media Examiner mostra que 93% dos entrevistados afirmam que as ações em redes sociais geraram mais visibilidade para a marca. Seguindo a lista, o aumento do tráfego, a geração de leads e o aumento nas vendas também foram os pontos mais importantes observados.
Para elaborar uma estratégia em mídias sociais bem sucedida, é necessário saber quais são as mais indicadas para a sua empresa. Cada uma delas possui a sua particularidade e conta com públicos diferentes. Por isso, estar em tudo pode não ser tão eficaz quanto se pensa. Nessas horas vale a pena contar com o suporte de uma agência de marketing digital B2B.
Se os esforços estiverem direcionados para a mídia e a estratégia ideal, os resultados poderão ser cada vez melhores. Se você quer saber quais são as melhores redes sociais para marketing B2B, é só continuar a leitura.
Por que escolher redes sociais para marketing B2B?
A busca por conteúdo nas redes sociais está relacionada às atividades de muitas pessoas. Você provavelmente já se deparou com alguém olhando para o celular enquanto caminhava ou participava de algum evento, no trabalho ou na roda de amigos. A realidade é que passamos cada vez mais tempo no celular, cerca de 3,5 horas por dia, de acordo com a Hootsuite e We Are Social.
Isso nos leva a perceber que quanto melhor a estratégia de conteúdo disponibilizado, maior será a visibilidade da marca.
Outro ponto que também pode ser observado é que os prospects têm tendência a priorizar empresas que têm um bom relacionamento na internet. Ou seja, responder negativamente a um comentário em uma publicação, pode não ser muito bem visto.
Um estudo realizado pelo Content Marketing Institute aponta que 87% dos profissionais utilizam redes sociais para marketing B2B em suas ações do dia a dia. Ou seja, apostar nesse meio pode ser uma estratégia coerente e eficaz para o sucesso do negócio.
Além disso, estratégias desenvolvidas para redes sociais podem ser muito eficazes para o posicionamento da marca e também para campanhas de conversão de leads.
Agora que você já sabe o porquê é importante investir em redes sociais para marketing B2B, vamos conhecer as mais poderosas para esse tipo de comunicação.
O LinkedIn é uma plataforma de rede social muito popular entre o público B2B, assim como a mais utilizada no meio. A rede social permite que profissionais se conectem com o objetivo de compartilharem experiências, conteúdos e gerar engajamento com o público.
Um relatório publicado pela CMI mostra que 95% das empresas B2B utilizam o LinkedIn para marketing de conteúdo. Atualmente com mais de 575 milhões de usuários na plataforma, pode ser uma oportunidade muito eficaz de causar um impacto positivo para o seu negócio.
Vender para o público B2B é um desafio maior que para o B2C, pois os envolvidos são, em sua maioria, tomadores de decisão. Porém, o LinkedIn pode ser uma forma eficiente de gerar vendas, pois o público B2B está em busca de oportunidades com grande potencial de transformação.
Além de ser um facilitador na conexão com o público B2B, o LinkedIn permite a interação com profissionais competentes da área. Isso permite que você possa compartilhar seu conteúdo, além de obter opiniões relevantes sobre o tema.
Com isso, chegamos a conclusão de que o LinkedIn é uma das redes sociais para marketing B2B mais eficazes para a conversão de leads. Nessa rede social estão usuários realmente interessados em interagir com o conteúdo proposto.
YouTube
Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o YouTube é hoje uma das redes sociais mais populares da internet. Muitos profissionais ainda se perguntam se a rede social também funciona para B2B e a resposta para este questionamento é: sim!
Alguns aspectos são levados em consideração ao apresentar a marca, como o brand awareness, medida em que uma marca é reconhecida pelo mercado. O YouTube pode ser uma plataforma muito eficiente para esta finalidade.
Ao contrário do que muitos pensam, potenciais clientes B2B também estão na plataforma e assistem aos diversos vídeos disponibilizados. A rede social hoje conta com vários conteúdos relevantes para todos os públicos.
A ContaAzul, empresa de software para serviços financeiros, reformulou toda a sua estratégia para explorar as vantagens que o investimento em vídeos poderia trazer. O resultado não poderia ter sido melhor. No primeiro vídeo, alcançaram 79,3% em Ad Recall e um lift de 38,5% em brand awareness.
A companhia utilizou o “Bumper Ads”, um formato de anúncio em vídeo do YouTube de até 5 segundos e que não dá opção de pular. Este é um formato que tem um custo baixo em relação aos outros, já que possui curta duração, e pode ser um ideal para empresas que querem apostar na construção da marca.
Isso quer dizer que o YouTube é uma das redes sociais para marketing B2B que pode ser eficiente para gerar maior visibilidade no mercado, além de oportunidades de vendas.
Como falar em redes sociais para marketing B2B sem mencionar o Instagram? A rede social tem, atualmente, mais de 1 bilhão de usuários ativos, 3 vezes mais que o Twitter. Por ser uma plataforma que permite a geração de conteúdo de diferentes modalidades, pode ser incluída de forma muito eficiente na estratégia de marketing B2B de qualquer negócio.
As categorias de conteúdos no Instagram tem uma variedade interessante e podem gerar engajamento entre o público, sendo:
- Publicação no feed com fotos únicas, carrosséis com até 10 imagens e vídeos. Uma oportunidade muito bacana de apresentar seus produtos ou serviços de forma detalhada
- Stories, que está mais voltado para o reality marketing (ou marketing de realidade), possibilitando uma comunicação mais espontânea
- IGTV, que é a publicação de vídeos com mais de 1 minuto, sendo possível aprofundar em tópicos para gerar mais engajamento com o público
- Reels, uma funcionalidade que dá a possibilidade de vídeos bem curtos e interativos
- Lives que permitem interagir com o público, tirando dúvidas em real
- E a disponibilidade de vender produtos e gerar tráfego para e-commerces por meio da loja no Instagram
Desenvolver uma estratégia B2B para o Instagram pode trazer resultados significativos para o seu negócio. Por se tratar de uma plataforma de narrativa visual, é capaz de contar história por meio de imagens e vídeos, o que pode ser muito eficaz. Além disso, a rede social é integrada ao Facebook, permitindo que o processo de segmentação seja o mesmo para ambas. Isso pode proporcionar resultados mais eficientes.
O Facebook conta com quase 3 bilhões de usuários ativos no mundo. Usuários de vários cantos do planeta ainda utilizam a rede social tanto para entretenimento quanto para negócios. A realidade é que tem assunto para todos os públicos.
As modalidades de postagem permitem gerar engajamento entre os usuários e não é tão limitada quanto outras plataformas, sendo possível explorar de várias formas. No Facebook é possível:
- Criar e divulgar eventos
- Desenvolver conteúdo de texto com ampla limitação de caracteres
- Postar fotos, vídeos e GIFs
- Criar grupos sobre diversos temas
- Realizar lives
Além de todas essas possibilidades, é possível impulsionar as postagens e criar campanhas de marketing digital por meio da ferramenta Facebook Business. Nela você pode gerenciar, de forma gratuita, suas contas de anúncios e páginas em um único lugar.
O Facebook pode ser ideal para fazer a segmentação do seu público, como demografia, gênero e interesses. Tudo isso alinhado às necessidades do seu negócio. Além disso, é possível interagir com os perfis do seu público alvo de forma direta, facilitando a aproximação.
O WhatsApp também se tornou uma estratégia muito eficaz para o marketing B2B. A ferramenta vem cada vez mais se tornando uma das redes sociais para marketing B2B com grande potencial de sucesso. Por ter grande alcance , o aplicativo de troca de mensagens pode ser um grande aliado nas vendas, tendo muita relevância nas estratégias de comunicação e marketing.
Embora seja muito utilizado em estratégias B2C, tanto pela facilidade quanto pela agilidade em se comunicar com os clientes, pode ser também muito eficaz no B2B. O que difere é a abordagem que cada um deve ter.
É possível utilizar o WhatsApp para marketing B2B em várias situações como compartilhar conteúdos que envolvem a sua marca ou o setor em geral. As listas de transmissão funcionam como se fossem as antigas malas diretas. As mensagens são encaminhadas para uma lista privada, onde somente a marca e o cliente poderão ver a interação.
O WhatsApp também permite fechar negócios. Um estudo realizado pelo Google e BCG mostra que dois terços das compras realizadas no meio corporativo, foram influenciadas pelo digital.
Outra funcionalidade que pode ser muito eficaz para estratégias B2B é utilizar o aplicativo como uma central de comunicação em tempo real. Possibilitar um atendimento instantâneo e mais próximo, pode ser um diferencial competitivo se bem estruturado É possível ainda utilizar o WhatsApp Business para gerar respostas automáticas com o objetivo de não deixar o cliente esperando.
TikTok
Por mais que o TikTok seja uma rede social voltada para diversão e entretenimento, é possível encontrarmos um espaço na rede para o B2B.
A rede social queridinha entre o público jovem, pode se tornar um grande potencial para empresas que querem expandir a propagação da sua marca. Por não ser muito explorada nas estratégias das empresas, pode ser uma grande oportunidade para trazer mais brand awareness e inovar o conceito de comunicação corporativa.
Além disso, a preferência pela humanização entre o relacionamento com os clientes pode fazer do TikTok uma ferramenta facilitadora para alcançar sucesso. As empresas que buscam melhorar a sua estratégia de posicionamento no mercado, podem encontrar no TikTok a plataforma ideal para oferecer uma experiência diferenciada para os usuários.
As melhores redes sociais para marketing B2B são aquelas onde o seu público está
Escolher as redes sociais para marketing B2B pode envolver alguns assets importantes para o sucesso do seu negócio. Ou seja, é preciso saber identificar onde o seu público está para então investir recursos em campanhas mais assertivas. Não é nada produtivo disponibilizar tempo e dinheiro no desconhecido.
É preciso também saber desenvolver conteúdo estratégico na plataforma correta. Cada rede social possui uma característica particular. É essencial conhecer cada uma delas e trabalhar no conteúdo ideal para obter resultados positivos.