Muitos profissionais pensam que o marketing digital B2B para Facebook perdeu a força com o surgimento de outras redes sociais. Porém, se a estratégia for bem executada, pode ser uma grande aliada para o marketing de qualquer empresa.
Atualmente, o Facebook conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente em todo o mundo. É muita gente conectada em uma única rede social, não é mesmo?
E engana-se quem pensa que apostar em campanhas de marketing digital B2B para Facebook seja só para empresas de varejo. Públicos de vários segmentos estão presentes na rede social e, por mais que estejam ali como pessoas físicas, não deixam de pensar como sendo um CNPJ.
Para uma estratégia de varejo, por exemplo, são usadas técnicas com uma abordagem mais específica, já que o ciclo de vendas é um pouco diferente do praticado em outros segmentos. Mesmo com essa diferença, alguns elementos podem acabar sendo aproveitados em outras ações.
Por mais que você não venda diretamente pelo Facebook, apostar em uma estratégia que gere visibilidade para o seu negócio pode ser de grande valia na geração de oportunidades. Isso porque, uma campanha com foco em brand awareness no Facebook, por exemplo, pode fazer com que o público busque mais referências da sua empresa na internet.
Porém, se você gostaria de apostar em estratégias de marketing digital B2B para Facebook, é preciso conhecer bem o seu público, além de definir o foco principal da campanha.
Para te ajudar nessa jornada, falaremos melhor sobre isso no decorrer deste artigo. Assim, você ficará por dentro do assunto para definir a melhor estratégia de marketing B2B para a sua empresa.
É só acompanhar a leitura!
Por que estruturar uma ação de marketing digital B2B para Facebook?
Estruturar uma ação de marketing digital B2B para Facebook pode melhorar vários índices da sua empresa. Além disso, pode fazer com que a sua marca tenha grande visibilidade no mercado.
O Facebook é uma plataforma acessível até para pequenos negócios. Com menos de R$20 reais, é possível criar uma campanha na rede social. Contudo, o retorno será baseado no valor que você aplicará à ação.
Apesar do Facebook contar com um grande número de usuários ativos todos os dias, o alcance orgânico – aquele que não é aplicado nenhum valor quantitativo – é baixo. Por isso investir nessa rede social pode ser uma estratégia muito eficiente para o seu negócio.
Além de investir financeiramente, é preciso apostar também em postagens diárias para movimentar sua fanpage e gerar engajamento entre os usuários. Isso fará com que a visibilidade da sua marca tenha um aumento considerável como resultado.
O Facebook também conta com uma ampla segmentação. Isso significa que você poderá criar um conjunto de anúncios dentro da plataforma direcionando cada anúncio de acordo com o perfil dos usuários de cada grupo.
Além de todas as vantagens citadas acima, apostar em uma campanha de marketing digital B2B para Facebook pode aumentar a geração de leads da sua carteira. Isso se deve ao fato que mencionei anteriormente. Ao criar um grupo de anúncios, você poderá definir a segmentação dos usuários de acordo com a sua estratégia e ainda escolher um dos formatos disponíveis no Facebook.
O resultado de criar uma ação no Facebook pode ter ganhos de performance significativos para o seu negócio. Além disso, você poderá obter informações importantes referente ao seu público, analisar métricas para melhorar suas campanhas e obter relatórios que a própria plataforma disponibiliza.
Essa, com certeza, pode ser uma estratégia muito eficaz para alcançar ótimos resultados para sua empresa.
Como estruturar uma ação de marketing digital B2B para Facebook?
Agora que mostrei a importância de investir em campanhas de marketing digital B2B para Facebook, vou mostrar como você poderá estruturar essas ações para o seu negócio.
Antes de qualquer coisa, é preciso definir alguns objetivos. Muitos profissionais com poder de decisão estão no Facebook. Por isso é essencial trabalhar em cima de cada estratégia baseada no perfil do seu público.
Comece seu planejamento respondendo às seguintes perguntas:
Qual é o meu público?
- Quais produtos ou serviços irei divulgar?
- Qual a melhor abordagem de comunicação e identidade visual para trabalhar nessa estratégia?
- Por quanto tempo vou trabalhar nessa campanha?
Com essas questões já definidas, podemos ir para os próximos passos.
Segmente o seu público
O Facebook possui uma funcionalidade de segmentação onde é possível filtrar o alcance das suas campanhas. Esse recurso permite que você defina um público com base nas conversões de campanhas realizadas anteriormente. Isso significa que determinado post, por exemplo, seja exibido para um usuário que não tenha demonstrado interesse em seu conteúdo.
Além da possibilidade de segmentar o seu público de acordo com dados demográficos ou geográficos, é possível também separar por profissão ou cargos. Assim você pode ir atrás de profissionais com certo poder de decisão, independente do tamanho do negócio.
Vamos supor que você tenha como objetivo divulgar o novo serviço de consultoria de marketing para empresas de tecnologia. Você poderá segmentar a sua campanha para que somente gerentes ou presidentes vejam o seu anúncio, permitindo que os leads gerados sejam cada vez mais qualificados.
Você pode ainda trabalhar com várias campanhas ao mesmo tempo, direcionando cada uma delas a um grupo específico.
Gere leads qualificados
Outro recurso muito interessante que o Facebook disponibiliza é a geração de leads qualificados para a sua base por meio do Facebook Leads Ads.
Isso porque, além de coletar dados como idade, profissão e localidade, é possível também solicitar os dados de contato dos usuários.
Ao criar um anúncio de cadastro no Facebook, é possível utilizar um formulário instantâneo para obter informações de contato dos usuários com o perfil que você quer atingir, tanto no Facebook quanto no Instagram. Basta utilizar o gerenciador de anúncios da plataforma.
Faça remarketing das suas campanhas
Remarketing, ou retargeting, é uma técnica eficaz que atinge determinado público que já interagiu com o seu negócio. Independente do lead estar estagnado em alguma parte do funil, ele não é considerado um lead perdido, muito pelo contrário. É possível atuar com uma campanha de remarketing para dar mais uma oportunidade de conversão.
O Facebook Ads permite que o anúncio seja direcionado somente a quem já tenha interagido com alguma ação que você promoveu, seja um link de URL ou o cadastramento em um formulário.
Se determinado usuário se interessou pelo seu negócio mas não chegou na etapa final, é possível reverter com alguma campanha. Você poderá definir a duração desse asset e até torná-lo constante para que o lead possa se convencer de que o seu negócio pode ajudá-lo de alguma forma.
Converse com uma agência de marketing B2B especializada
Por mais que as ferramentas do Facebook para geração de anúncios seja intuitivo e fácil de trabalhar, algumas dúvidas podem surgir no meio do caminho.
Existem várias agências especializadas que prestam consultoria de marketing digital B2B para Facebook que buscam valorizar a marca e aumentar os ganhos de performance da empresa, desenvolvendo projetos sob medida para obter o melhor resultado possível.
A NextNova conta com uma equipe altamente qualificada que atua fortemente no desenvolvimento de campanhas de marketing B2B. Dessa forma, você consegue concentrar os esforços em questões mais burocráticas da sua empresa enquanto fazemos um trabalho baseado nas melhores práticas do mercado. Entre em contato com a NextNova e saiba mais.
Conclusão: marketing digital B2B para Facebook vale a pena?
Ao longo deste artigo, vimos a importância de estruturar uma campanha de marketing digital B2B para Facebook. Além de ser uma forma muito eficaz no aumento da visibilidade da marca, é uma ótima estratégia para a geração de oportunidades.
Por ser uma plataforma acessível, empresas de todos os portes podem investir em uma campanha de marketing digital. Basta estruturar os objetivos, conhecer melhor o público-alvo e definir a duração de cada campanha. Definindo esses assets, os próximos passos podem se tornar ainda mais fáceis de estruturar.
Vimos também algumas possibilidades que o Facebook oferece para que a sua empresa chegue cada vez mais perto de alcançar resultados satisfatórios. Por meio de recursos como geração de relatórios, a possibilidade de criar campanhas de remarketing e obter dados de contatos para a geração de leads, o seu negócio só tem a ganhar.
E, por mais que você saiba configurar todos esses assets, contar com uma agência especializada pode ser o caminho ideal, visto que possíveis dúvidas possam aparecer. Além disso, uma agência que tenha foco total no desenvolvimento desse tipo de campanha, é um investimento que vai proporcionar mais tranquilidade para que seus colaboradores foquem em questões mais burocráticas. Ou seja, além de uma agência trabalhar em uma campanha personalizada, ela vai atuar com base em sua experiência de mercado. Essa é, com certeza, uma excelente aposta!
Viu como apostar em uma estratégia de marketing digital B2B para Facebook pode ser eficiente para alcançar bons resultados para o seu negócio?
Agora, que tal impulsionar o seu negócio no Facebook? Podemos trabalhar em uma campanha personalizada, baseada nos objetivos que você deseja alcançar. Contate-nos e saiba mais sobre como podemos te auxiliar na jornada por uma estratégia que realmente trará resultados para o seu negócio.