O autor da frase “A propaganda é a alma do negócio” não poderia estar mais correto. Afinal, divulgar produtos e serviços é fundamental para que empresas consigam realizar vendas. Essa necessidade ocasiona na busca por uma agência de marketing digital B2B, que auxilia marcas a se comunicarem de maneira estratégica e bem planejada.
Marketing digital B2B: o que é?
Ao contrário do marketing business to consumer (ou B2C, na sigla em inglês), onde o foco é o consumidor final, a comunicação business to business (ou B2B, em inglês) concentra-se em divulgar produtos e serviços para outras marcas e é voltada para os resultados dos negócios.
Dessa forma, o trabalho de uma agência de marketing digital B2B consiste em descobrir quais são as principais necessidades de determinado cliente e quem são os tomadores de decisão para que seus produtos e serviços sejam oferecidos às melhores empresas. Trata-se de um trabalho em equipe entre agência e cliente onde o resultado é certeiro!
Agência de marketing digital B2B: Quais são os benefícios em contratar?
O trabalho em conjunto entre uma agência de marketing digital B2B e o cliente pode proporcionar diversos benefícios para os negócios, que se estendem desde credibilidade ao tão esperado retorno sobre o investimento (ROI).
1. Aumento do market share
O market share trata-se da participação de mercado que uma marca conquista ao longo dos anos quando comparada à sua concorrência.
Segundo Philip Kotler, considerado o “maior dos especialistas na prática do marketing” pelo Management Centre Europe, e listado em 2008 pelo Wall Street Journal como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios: “Se as vendas de uma empresa crescem 5% ao ano, mas as vendas do setor crescem 10%, a empresa está perdendo participação no mercado, já que não acompanha o crescimento setorial.”
Nesse contexto, a agência de marketing digital B2B tem a missão de auxiliar uma marca a conquistar uma maior fatia de mercado, adequando-se às necessidades do mesmo ao invés de focar apenas nos lucros, uma vez que a médio e longo prazo, a participação de mercado tem mais peso do que o crescimento estrutural da empresa.
2. Fidelização de clientes
Um dos princípios do marketing digital é encantar o cliente. Esse conceito vai além da fidelização do cliente e visa estabelecer uma comunicação com o cliente durante todo o seu processo de compra e pós-compra.
Trata-se de estabelecer um relacionamento que encoraje o cliente a advogar por determinada marca, pois este acredita que seu negócio fez a diferença ao longo de toda sua experiência de compra.
Uma agência de marketing digital B2B tem o papel de auxiliar empresas a estabelecer uma comunicação autoritária, transformando clientes em verdadeiros defensores da marca.
3. Conteúdo de qualidade
Produzir conteúdos estratégicos em sites, blogs, e-mails, redes sociais e materiais educativos são excelentes estratégias que uma agência de marketing digital B2B orienta a seus clientes para aumentar a qualidade na comunicação da marca.
Profissionais de marketing especializados na produção de conteúdos digitais estão em constante capacitação para compreender o público-alvo de seus clientes, interpretar suas necessidades através da análise dos termos de busca e verificar quais gatilhos são os mais eficientes para aumentar o tráfego dos canais de comunicação, bem como otimizar taxas de conversão através de uma comunicação eficaz.
4. Comunicação voltada para persona
Uma das grandes vantagens oferecidas por uma agência de marketing digital é a definição de personas. A definição de um perfil do cliente ideal possibilita criar um planejamento estratégico mais assertivo, oferecendo soluções e diferenciais que tornam determinado negócio como a melhor opção para esse público.
Entre os maiores benefícios da criação de uma persona é se direcionar a quem realmente importa e afunilar a comunicação.
Dessa forma, a probabilidade da conversão de clientes é maior, pois um discurso eficiente foi direcionado para o público certo.
5. Definição de métricas
Um dos diferenciais que o digital trouxe para o marketing é a possibilidade de definir métricas – dados mensuráveis que podem ser analisados para gerar insights e estratégias de marketing cada vez mais assertivas para um negócio.
Nesse contexto, a agência de marketing digital B2B possui uma relevante função: São os consultores de marketing digital B2B que definem e analisam quais métricas impactarão nas estratégias com maiores resultados.
6. ROI
O ROI, sigla para o termo “retorno sobre o investimento”, é uma das principais razões que levam uma empresa a investir em uma agência de marketing digital B2B. No entanto, este não deve ser o único motivo.
Vale a pena contratar uma agência de marketing digital B2B?
Todos os benefícios acima citados comprovam que, sem uma agência de marketing digital B2B, uma marca perde em muitos fatores e não apenas na questão financeira.
Além disso, quando as estratégias de marketing são bem implementadas, o investimento é uma pequena parcela quando comparado ao retorno. O processo se torna excepcional, aumentando as chances de conversão a cada ciclo.
Com longa experiência no mercado B2B, a NextNova, consultoria e agência de marketing digital B2B, inova diariamente para superar desafios do marketing multinacional e atender às necessidades do mercado.
Combinando expertise, tecnologia e criatividade, nossa missão é contribuir com o crescimento e trazer resultados positivos para nossos clientes, através da elaboração, execução, e mensuração de projetos estratégicos alinhados com a proposta de cada marca.
Entre em contato conosco e descubra como a nossa consultoria e agência de marketing digital B2B pode contribuir para os resultados de seu negócio!