Não é novidade que o marketing digital é uma estratégia muito utilizada por organizações que lidam diariamente com o consumidor final, como e-commerces e marketplaces. Mas, você sabia que o marketing digital para B2B também pode funcionar para lidar com o público corporativo?
Marketing digital para B2B: o que é?
O marketing business to business concentra-se em analisar e compreender as necessidades do consumidor e quem são os tomadores de opinião para, após,divulgar produtos e serviços de determinada marca para empresas alinhadas à proposta do que é oferecido.
A seguir, listamos estratégias de marketing digital para B2B que irão auxiliar sua empresa a conquistar ainda mais clientes.
Estratégias de marketing digital para B2B focadas em conquistar clientes
Confira dicas de marketing digital para B2B que irão auxiliar o seu negócio a conquistar mais clientes.
1. Criação de um blog corporativo
Uma das estratégias de marketing digital para B2B mais efetivas é a criação de um blog corporativo.
No entanto, esse blog não deve fazer propaganda do seu negócio, e sim abordar conteúdos relevantes e de interesse para o seu público-alvo.
Por exemplo, se o seu negócio é um e-commerce de roupas, você deve criar conteúdos relacionados ao tema, como tendências de estilo para diferentes ocasiões e quais serão as cores da próxima estação.
Dessa forma, um possível cliente irá acessar o blog em busca de dicas, iniciando-se, assim, um relacionamento com ele, que conhece e admira sua empresa por seus conteúdos interessantes.
2. Adote práticas de SEO
SEO é a sigla em inglês para “Search Engine Optimization”, ou seja, otimização de mecanismos de busca.
Essa estratégia de marketing digital para B2B consiste em encontrar as palavras-chaves mais procuradas pelo seu perfil de cliente ideal, e utilizá-las tanto em seu site quanto nos conteúdos do blog corporativo. Assim, quando um potencial cliente realizar uma busca no Google, há grandes chances dele ser redirecionado para o site da sua empresa ou blog.
Existem diversas ferramentas e táticas de SEO que podem auxiliar na otimização de um negócio. No entanto, a produção de conteúdo para blog (19,6%) e a busca de palavras-chave (17,6%) continuam sendo as estratégias mais utilizadas pelas empresas, segundo o relatório SEO Trends 2020. Ambas as estratégias são muito importantes e complementares para alcançar uma boa posição na página de busca.
De acordo com o relatório, entre os principais resultados obtidos com a adoção do SEO estão: crescimento do tráfego orgânico (38,1%); maior qualidade do tráfego (21%) e conquista das melhores posições de rankeamento nas páginas de busca (17,9%).
3. Invista em e-mail marketing
Outra estratégia de marketing digital para B2B muito utilizada é o envio de e-mail marketing.
Da mesma forma que os conteúdos do blog corporativo, o mailing deve conter assuntos de interesse do seu público-alvo.
Vale ressaltar que além do conteúdo, é muito importante que os e-mails cadastrados em sua base cumpram os requisitos da recém-vigente Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), preservando dados confidenciais de clientes.
4. Utilize ferramentas de marketing automatizadas
Grande parte das empresas que já possuem um blog corporativo com bons conteúdos, utilizam o SEO para descobrir os melhores temas para esse blog e, além disso, enviam e-mail marketing regularmente, precisam utilizar uma ferramenta de marketing em seus negócios.
Essas plataformas contam com diversas funcionalidades, como templates para envio de e-mails; página para captura de leads (potenciais clientes), onde estes cadastram seus dados para receber conteúdos, como e-books e infográficos; disparo segmentado de e-mail marketing, com base no comportamento dos leads ao abrirem materiais, e-mails ou visualizarem os artigos no blog, e ranqueamento de leads, conforme seu comportamento para identificar quais deles podem ser abordados diretamente pela força de vendas.
No marketing digital para B2B utilizar ferramentas automatizadas de marketing é uma das estratégias mais eficazes.
5. Criação de formulários para assinatura de newsletter
Existem diversas ferramentas digitais com versões gratuitas, como o Google Forms, que possibilitam criar formulários para captação de clientes para sua base de e-mails.
Para tal, basta embutir esses formulários na landing page de seu site ou blog. Utilize poucos campos em seus formulários, como nome, e-mail e telefone. Isso estimula as pessoas a preencherem rapidamente.
Dessa forma, seu negócio conseguirá converter leads com mais facilidade e sem nenhum custo.
6. Pop-ups para captação de leads
Suponha que uma pessoa acessou seu site por considerar a proposta interessante, navegou por algumas páginas, leu alguns artigos e depois de um tempo, resolveu sair do site.
Essa seria uma excelente oportunidade para converter essa pessoa em lead. Mas, como fazer isso ao deixar um site?
No marketing digital para B2B existe uma estratégia que resolve esse dilema: os pop-ups. Atualmente, é muito comum observar que, ao mover o cursor do mouse para fora da janela onde se encontra um site, surja uma janela pop-up convidando o usuário a assinar uma newsletter, baixar conteúdos ou conhecer condições especiais de vendas.
Existem diversas ferramentas – muitas delas gratuitas – de fácil instalação, trazendo excelentes resultados para negócios que desejam conquistar mais clientes através do marketing business to business.
Além disso, vale relembrar que o recurso é uma excelente opção de captação de leads que atende às exigências da LGPD, uma vez que o próprio lead se inscreve em sua base de contatos.
7. Invista em chatbots na landing page de seu site
Manter um pequeno chatbot no canto da landing page do seu negócio é um excelente meio de iniciar o atendimento assim que o usuário acessa seu site.
Essa estratégia de marketing digital para B2B é muito utilizada por empresas e busca estreitar o relacionamento com o cliente, oferecendo atendimento imediato.
Outra vantagem do chatbot é que este é um recurso que funciona 24 horas por dia, tornando o atendimento mais barato e menos cansativo para os agentes.
Uma dica é mesclar o atendimento ao vivo com o chatbot digital. Assim, através da inteligência artificial, o chatbot irá direcionar o cliente para um atendente real caso o problema não tenha sido resolvido.
Como uma consultoria de marketing digital para B2B pode ajudar a conquistar clientes?
Uma boa agência de marketing digital B2B possui especialistas aptos a identificar e pôr em prática metas e objetivos para alcançar resultados positivos para seus clientes.
Além disso, quando as estratégias de marketing digital para B2B são bem implementadas, o investimento é uma pequena parcela quando comparado ao retorno. O processo se torna excepcional, aumentando as chances de conversão a cada ciclo.
Afinal, vale a pena contratar uma consultoria de marketing digital para B2B?
Sim, com certeza investir em uma consultoria de marketing digital para B2B é um investimento que irá gerar um retorno interessante para a empresa.
Com longa experiência no mercado B2B, a NextNova, consultoria e agência de marketing digital para B2B, inova diariamente para superar desafios do marketing multinacional e atender às necessidades do mercado.
Combinando expertise, tecnologia e criatividade, nossa missão é contribuir com o crescimento e trazer resultados positivos para nossos clientes, através da elaboração, execução, e mensuração de projetos estratégicos alinhados com a proposta de cada marca.
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