O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Com mais de 47 milhões de usuários apenas no Brasil, a rede social se consolidou como a melhor plataforma para geração de leads e o ambiente perfeito para conectar pessoas interessadas em conteúdo de qualidade, sendo uma excelente oportunidade para os negócios business to business (ou B2B, na sigla em inglês).
Continue a leitura e descubra como trabalhar o marketing B2B no LinkedIn pode ser uma excelente estratégia para o seu negócio.
Marketing B2B x B2C
Antes de listarmos as melhores estratégias para trabalhar o marketing B2B no LinkedIn, é preciso deixar claro as principais diferenças entre o marketing B2B e o marketing B2C.
Ao contrário do marketing B2C (business to consumer), que atende o consumidor final através de uma estratégia totalmente focada para o relacionamento com os clientes e a conversão de leads, no marketing B2B o marketing é voltado para outras empresas, nas quais se estabelecem conexões que podem gerar novos negócios ou a expansão daqueles já existentes.
Como os ciclos tendem a ser maiores que no B2C, no B2B os leads precisam ser nutridos continuamente após sua segmentação e geração, até que em longo prazo estes leads se convertam em vendas.
O B2B não é apenas uma sigla, mas um modelo de negócios muito rentável e que possui suas próprias métricas e gestões. O que pode ser ainda mais surpreendente é que as estratégias de marketing B2B podem ser ainda mais agressivas que as que atingem o consumidor final.
Por que investir em marketing B2B no LinkedIn?
O LinkedIn é um ambiente bastante propício para empresas que desejam investir em marketing B2B.
Relatórios divulgados pela própria rede corporativa revelam que 94% dos profissionais de marketing B2B utilizam o LinkedIn para divulgar conteúdos.
Assim, mais do que uma plataforma para a divulgação de currículos e vagas, ao longo de sua jornada, o LinkedIn tornou-se o ambiente ideal para trabalhar o branding pessoal e o corporativo. Tanto que, atualmente, o LinkedIn tem 15 vezes mais impressões de conteúdos do que anúncios de emprego.
Através do do LinkedIn, marcas conseguem aumentar a sua visibilidade, construir credibilidade e se destacar como autoridade em meio aos especialistas do seu nicho de mercado.
Segundo o gráfico econômico da própria rede social, já são mais de 55 milhões de empresas implementando estratégias de marketing B2B no LinkedIn para fazer negócios e, se sua empresa ainda não faz parte deste grupo, ela estará desperdiçando uma grande oportunidade de expandir horizontes.
Como ferramenta de negócios, uma das possibilidades que mais chama atenção em termos de marketing B2B no LinkedIn, é o grande potencial que a rede social profissional tem de gerar leads. De acordo com estudos da Hubspot, o LinkedIn é 277% mais eficaz para gerar leads do que Facebook e Twitter.
Logo, através dos dados acima apresentados fica claro os benefícios de empresas investirem em marketing B2B no LinkedIn.
Marketing B2B no LinkedIn: Como usar a rede social profissional para beneficiar sua empresa?
O próprio LinkedIn considera-se uma rede social bastante adequada ao modelo B2B e vem criando ferramentas muito úteis para que empresas trabalhem esse tipo de marketing.
Company Pages e Showcase Pages
As Páginas do LinkedIn são excelentes ferramentas para empresas trabalharem o marketing B2B no LinkedIn e gerar leads.
Assim como as Fan Pages, do Facebook, as LinkedIn Pages podem ser utilizadas para apresentar a expertise da empresa e sua cultura, de modo que novos clientes possam identificar possíveis oportunidades de negócios.
LinkedIn Ads
Outra ferramenta para trabalhar o marketing B2B no LinkedIn é o LinkedIn Ads. Os anúncios patrocinados são veiculados na rede e alocados em vários locais de fácil visualização, como a página principal, a do perfil, a caixa de mensagens, entre outros.
O LinKedIn Ads possui funções semelhantes às outras redes sociais e pode ser utilizado para qualquer tipo de estratégia de marketing, inclusive o Google Ads. No entanto, para o B2B, a ferramenta oferece um alto poder de segmentação, direcionando o anúncio pago somente para as pessoas que possuem o perfil definido na persona de marketing.
Os anúncios do LinkedIn podem ser produzidos em diferentes formatos. Entre eles: mensagens, posts em páginas de terceiros e resultados de pesquisas.
Slideshare
O Slideshare é uma excelente forma de apresentar um negócio para o cliente de forma criativa, o que pode causar um efeito bastante positivo. Se o branding é trabalhado de maneira correta pela equipe de marketing B2B, através de conteúdos de qualidade e bem estudados, os fornecedores se sentem confiantes em saber mais e fechar negócios com a empresa.
Para que o marketing B2B no LinkedIn seja bem trabalhado, é fundamental que a empresa conquiste autoridade no segmento ao qual pertence, atentando-se ao seu comportamento na rede, cuidando do perfil empresarial e sabendo a melhor maneira de se relacionar com os clientes.
Criação de conteúdos de caráter profissional
Conteúdos relevantes e de qualidade são sempre o foco do marketing B2B e, no LinkedIn, eles costumam ser apreciados por um público mais qualificado e exigente.
Segundo o estudo LinkedIn Audience 360: Salesforce Advertising Index Report 2016, divulgado pelo próprio LinkedIn, 4 a cada 5 usuários do LinkedIn são responsáveis por decisões de negócios. Além disso, o público do LinkedIn tem 2 vezes mais poder aquisitivo do que a média da internet. Dessa forma, erros de português, textos copiados ou com informações simplórias não têm espaço nessa rede social. É preciso pesquisar o que o cliente deseja saber, suas necessidades e se voltar a um conteúdo abrangente, com referências e construtivo. A partir deles, há uma excelente oportunidade de ganhar posicionamento para o negócio.
É sempre importante lembrar que o Linkedln não é uma rede de entretenimento, e sim de negócios, atraindo conteúdos técnicos, sociais, econômicos, políticos, marketing pessoal entre outros. As promoções são bem-vindas, mas precisam ser oferecidas em momentos estratégicos e de forma não aleatória, para não causar uma má impressão ao cliente.
Networking
A qualidade das conexões também deve ser um investimento muito importante na hora de trabalhar o marketing B2B no LinkedIn. Isso porque o networking na rede social profissional é bem interessante.
Tanto nas marcações de perfil, quanto nos grupos profissionais, é possível identificar clientes positivos para o B2B, ou seja, influenciadores, formadores de opiniões e profissionais qualificados, como donos de empresas, diretores, gerentes e CEOs. É importante que tal público se identifique com a linguagem, a apresentação e o conteúdo oferecido, para criar de forma ampla um laço estreito entre as empresas.
Vale a pena contratar ajuda profissional para ajudar minha empresa a trabalhar o marketing B2B no LinkedIn?
A resposta é sim!
Inicialmente, implementar o marketing B2B no LinkedIn pode ser um pouco complexo. Porém, contando com a ajuda profissional de uma agência de marketing digital B2B, o processo torna-se muito mais simples.
Com longa experiência no mercado B2B, a NextNova, consultoria e agência de marketing digital para B2B, inova diariamente para superar desafios do marketing multinacional e atender às necessidades do mercado.
Combinando expertise, tecnologia e criatividade, nossa missão é contribuir com o crescimento e trazer resultados positivos para nossos clientes, através da definição de estratégias de marketing digital B2B alinhadas à proposta de cada marca.
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