O marketing business to business (ou B2B, na sigla em inglês) é um excelente aliado na hora de uma empresa conquistar clientes e vender mais. No entanto, para que as estratégias de marketing digital B2B funcionem, é preciso seguir um passo a passo.
Continue a leitura e descubra como o marketing digital B2B pode alavancar as vendas do seu negócio.
Marketing B2B x Marketing B2C
Antes de listarmos as estratégias de marketing digital B2B, é preciso deixar claro as principais diferenças entre o modelo B2B e o B2C.
Apesar de possuir estruturas similares, o marketing B2B e o marketing B2C (abreviatura em inglês para o termo business to consumer) possuem distinções quanto às formas de se executarem.
No marketing B2C o foco é o consumidor final. Já o modelo B2B concentra-se em divulgar produtos e serviços para outras marcas e é voltada para os resultados dos negócios.
No marketing business to business, ter um posicionamento claro e definido é fundamental para se obter sucesso. Além disso, o cliente-empresa é mais exigente e, por isso, os vendedores são fundamentais para o processo.
Segundo o livro Business Market Management: Understanding, Creating and Delivering Value, o marketing digital B2B é definido pela união de atividades como selecionar, aprimorar e gerir o relacionamento com os consumidores, pensando no ganho tanto para a empresa quanto para o consumidor. Tudo isso através de recursos, objetivos, tecnologias e estratégias.
Quais são os erros mais comuns em campanhas de marketing digital B2B?
Com as mudanças de cenário e de comportamento do consumidor, empresas passaram a focar no marketing digital. Porém, muitas não entendem a complexidade da ferramenta e acabam não obtendo resultados.
Os principais fatores para não cometer erros ao implementar estratégias de marketing digital B2B é atentar-se à forma como o público-alvo de seu negócio compra e consome conteúdos.
Um erro muito comum cometido por empresas é tentar atrair muitos clientes e não dar conta da alta demanda. Utilizar termos como “compre”, “oferta” e “preço imbatível” também é uma atitude errônea que contribui para o fracasso de campanhas, uma vez que o algoritmo dos servidores de e-mail consideram tais termos como spam.
Apesar desses erros, outros são frequentemente notados. São eles: estratégias de marketing digital para B2B isoladas, falha na comunicação e falta de identidade.
1. Estratégias de marketing digital para B2B isoladas
Muitas empresas costumam realizar campanhas sem nunca antes terem contato com ajuda profissional e sem uma boa base de contatos cadastrados no CRM B2B.
Dessa forma, o retorno não atende às expectativas esperadas pela equipe de vendas, causando frustração.
2. Falha na comunicação
O poder da comunicação é imensurável. No entanto, para que esta seja transparente e fluida, é preciso ter clareza nas palavras e na forma de se comunicar com o consumidor.
3. Falta de identidade
Muitas empresas ainda não possuem uma identidade definida, impactando diretamente na forma de se comunicarem e, consequentemente, nos resultados.
Se a sua empresa identificou algum desses erros como sendo uma realidade, não deixe de conferir nossas estratégias de marketing digital para B2B e comece a implementá-las agora mesmo para conquistar mais vendas.
Como vender mais implementando estratégias de marketing digital B2B?
A seguir, listamos estratégias de marketing digital B2B que irão auxiliar o seu negócio a vender mais.
1. Defina o objetivo do seu negócio com o marketing digital B2B
Essa é a fase de planejamento onde sua empresa precisa definir objetivos de médio e longo prazo com o marketing digital B2B.
Em caso de uma consultoria para indústrias, por exemplo, os objetivos poderiam claramente ser definidos da seguinte forma.
- Objetivo de longo prazo: Tornar-se referência na produção de conteúdos online sobre indústria e consultoria.
- Objetivo de médio prazo: Montar uma base de mil contatos até o próximo semestre.
- Objetivo de curto prazo: Publicar 5 conteúdos semanais sobre indústria e consultoria nas redes sociais corporativas.
Os objetivos se separam para que seja mais simples de visualizá-los e colocá-los em prática.
Vale ressaltar que estratégias de marketing digital para B2B precisam estar alinhadas com as estratégias de venda, uma vez que quando o seu negócio converter contatos para leads (potenciais clientes), sua equipe de vendas deve estar preparada para atendê-los.
2. Defina as personas de seu negócio B2B
O termo persona é sinônimo de personagem. No mundo dos negócios, o termo refere-se a perfis de clientes ideais para uma empresa.
Definir personas é fundamental antes de dar continuidade às estratégias para marketing digital B2B. Uma vez definido o perfil de cliente que uma marca quer atingir, pensar na comunicação e nos conteúdos a serem produzidos torna-se mais fácil.
Como definir personas para negócios B2B?
É comum uma empresa possuir mais de uma persona pois existem diferentes perfis de consumidores. No entanto, para garantir a eficácia das estratégias de marketing digital B2B,limitar-se até três personas facilita na hora de comunicar-se com elas.
Para definir as personas, deve-se pensar em pessoas com perfis opostos. Uma dica é basear-se em informações de já existentes de sua própria base de clientes.
3. Defina como seu negócio se posicionará no mercado B2B
Nessa etapa, alguns itens devem ser definidos.
– Personalidade da marca
Para definir a personalidade da marca é necessário personificar a mesma. Semelhante ao processo de definição de personas, é preciso identificar quem é a sua marca, como ela é, seus gostos e sua personalidade.
– Tom de voz e visual
Dentro das estratégias de marketing digital para B2B, o tom de voz de uma marca é a forma como esta se comunica com os clientes nos diferentes canais de contato. Se a sua empresa deseja passar uma imagem mais séria, um tom de voz mais formal é o mais indicado, por exemplo.
Definir a maneira como a marca se relaciona com o consumidor é fundamental para saber como interagir e até mesmo como responder a possíveis críticas.
Além disso, estabelecer uma identidade visual de acordo com o logotipo e a proposta da marca também é muito importante para os consumidores associarem publicações à sua marca com facilidade.
4. Defina em quais canais de comunicação sua empresa estará presente
Após ter definido os pontos acima citados, será muito mais fácil partir para a próxima etapa com a confiança de que o resultado das vendas será positivo.
Ao procurarmos referências a respeito de quais canais de comunicação uma empresa deve estar presente, é comum observarmos que algumas fontes citam para organizações estarem presentes em todos os canais de comunicação enquanto outras alegam que é preciso focar em um único canal. Aqui, não existe certo ou errado. No entanto, é preciso deixar claro que uma marca deve ter compromisso com os canais que definir utilizar, prestando atendimento quando necessário, publicando conteúdos relevantes a seu público-alvo e interagindo com os mesmos.
5. Planeje-se de acordo com os objetivos das estratégias de marketing digital
Nessa etapa, provavelmente o seu negócio já definiu ou pensou quais metas desejam alcançar.
Visualizando essas metas de forma clara e organizada, é o momento de definir prazos e questionar-se o que é preciso para cumprir cada um desses objetivos.
Por que contratar especialistas na elaboração de estratégias de marketing digital B2B?
Fazer com que o marketing digital B2B de uma empresa dê certo é um pouco complexo. Porém, seguindo o passo a passo das estratégias de marketing digital B2B acima listados e, contando com ajuda profissional de uma agência de marketing digital B2B, o processo torna-se muito mais simples.
Com longa experiência no mercado B2B, a NextNova, consultoria e agência de marketing digital para B2B, inova diariamente para superar desafios do marketing multinacional e atender às necessidades do mercado.
Combinando expertise, tecnologia e criatividade, nossa missão é contribuir com o crescimento e trazer resultados positivos para nossos clientes, através da definição de estratégias de marketing digital B2B alinhadas à proposta de cada marca.
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