Cada vez mais empresas procuram desenvolver estratégias diferenciadas que ganham força nas mais variadas redes sociais, como é o caso do Instagram. Mas, como elaborar boas estratégias de marketing B2B para Instagram?
Procurando vender cada vez mais e melhor, empresas procuram formatos para se tornarem mais visuais e magnéticas para os seus consumidores, e foi assim que o B2B deu match com o Instagram e o seu alcance ao público.
O marketing digital vem crescendo e cada vez mais profissionais se debruçam a procura de alavancar os negócios em um mercado super competitivo. São empresas de pequeno, médio e grande porte cada vez mais conectadas.
Há empresas que ainda encontram dificuldades, outras que optam por não acompanhar o cenário do mercado a sua volta, mas o caminho é simples de seguir. Se você quer saber o por que as empresas devem implementar estratégias de marketing B2B para Instagram, é só continuar a leitura.
O que é o Instagram?
Pode parecer um questionamento bobo, uma vez que de acordo com o report da We Are Social o “Insta” é a 3ª rede social mais usada no Brasil no ano, são cerca e 122 milhões de usuários, mas é importante explicar os pontos que o tornam diferenciado dos demais e o porque há tanto engajamento, perdendo apenas para o YouTube e o WhatsApp.
O Instagram é uma rede social que é 100% visual, trabalhando com fotos em diversas proporções, gifs, vídeos e o formato que todos amam, os Stories, que basicamente são vídeos com 24 horas de validade.
Além de funções como close friends que limita os vídeos stories para uma lista de amigos mais próximos, existe também o Instagram Reels, lançado como IGTV, que trouxe a funcionalidade que mais diferenciava o TikTok dos demais para dentro do Instagram e o seu público.
Além de deixar a sua marca mais atrativa e visual, o Instagram permite à marca ter mais engajamento, uma vez que pode atrair seguidores, levar informações para o público certo e expandir os seus negócios conversando diretamente com o seu cliente. Hoje já são mais de 25 milhões de empresas em todo o mundo utilizando o Instagram Business.
Agora, que tal entender melhor como funcionam as estratégias de marketing B2B para Instagram para atrair e gerar ainda mais leads?
Por que investir em estratégias de marketing B2B para Instagram?
O Instagram é uma rede social que utiliza, em sua maioria, conteúdo visual. Para quem estuda roteiros de audiovisual, sabe o quanto é importante uma estratégia com storytelling bem definida.
Saber trabalhar em postagens que contam histórias ricas através de imagens, pode trazer transparência para a sua marca com possíveis clientes, mostrando tudo que você quer expor e trabalhar de uma forma inteligente e eficiente, atraindo e envolvendo o público.
Humanizar a companhia apresentando, por exemplo, o dia a dia de trabalho, pode melhorar as métricas do negócio. Para melhorar o engajamento entre os usuários, é possível pensar em algumas ações como:
- Compartilhar lançamentos de produtos/serviços
- Mostrar que o negócio participa de ações sociais
- Apresentar os destaques da equipe
- Divulgar as conquistas da empresa
- Contar como é a rotina do seu time
Estes são apenas alguns exemplos, o mais importante é criar um raciocínio olhando para dentro e entendendo o que seria interessante para alcançar os seus objetivos, começando por quais seriam esses objetivos.
Adentrar no cerne da empresa, saber com quem está falando e porque está falando. Entendendo a fundo o segmento de atuação, as metas, o mercado, a concorrência e principalmente o público para começar a trabalhar em estratégias de marketing no melhor formato possível para atingir e converter leads.
Veja agora alguns benefícios que as estratégias de marketing B2B para Instagram proporcionam para os negócios, independente do mercado de atuação.
Relação de respeito e confiança
Interação e exposição inteligente da sua marca, acaba resultando em maior respeito e até mesmo aumentando a confiança. Saber abrir a cozinha e mostrar um pouco da rotina, como a equipe atua no cotidiano e enfrentando desafios diários, já transporta os usuários para dentro da sua empresa de uma maneira muito convidativa.
Além disso, provoca a transparência do core do negócio, mostrando objetivos como empresa na sociedade e até mesmo sua cultura. Outro ponto interessante é que, não importa o segmento de atuação, expor o negócio de forma inteligente nas redes sociais, faz da marca algo mais humano.
Aumento de tráfego
Vale lembrar que o Instagram não é apenas uma rede social incrível para reter a atenção de seus usuários, mas também faz com que engaje pessoas, produtos e marcas como um poderoso direcionador.
É possível fazer todo tipo de link e direcionar o tráfego conquistado ali para outros lugares como o site do negócio, portfólio de produtos e blog. Estudar formas de utilizar esses assets é importante para extrair o melhor resultado possível da ferramenta. Seja em posts, reposts, stories ou o famoso “arrasta para cima”.
E é claro, maior engajamento
Ganhar força e seguidores é muito bom e dependendo do seu objetivo pode ser o ápice da estratégia, mas uma vez que começar a ter engajamento verá como é possível extrair o máximo do público, além de entendê-lo e fazer com que tenha insumos para estratégias de captação e conversão de novos leads.
Se a empresa procura consolidar uma imagem de maneira positiva no mercado, ela precisa se propor a engajar os seus possíveis e até atuais clientes. Dentre as vantagens proporcionadas por essa estratégia estão:
- Diminuição de churn rate
- Aumento no volume de vendas
- Redução nos investimentos em Marketing
- Queda no CAC – Custo de Aquisição por Cliente
- Crescimento nas taxas de atração e de fidelização
- Incentivo para o cliente se tornar um divulgador da marca
Agora, para aumentar o engajamento, confira essas dicas:
- Personalize a postagem e abordagem pensando no cliente
- Torne a marca mais humana para aumentar o interesse
- Prepare estratégias de marketing de atuação mostrando que conhece o cliente
- Proponha o diálogo e abra diferentes canais para que isso aconteça
- Entenda cada uma das necessidades do público para atender da melhor forma
Pensando em B2B, é válido seguir essa jornada:
- Engaje primeiramente a equipe de colaboradores
- Trabalhe e ofereça um belo serviço de suporte
- Personalize o seu atendimento o máximo que puder
- Entregue mais do que produtos/serviços, entregue valor
- Apresente e compartilhe todas suas ações, deixando o seu cliente por dentro de tudo
O que há de mais interessante nas estratégias de marketing B2B para Instagram
Se chegou até aqui, provavelmente está engajado em nosso conteúdo e quer mesmo entender o que pode agregar para o Instagram da sua empresa. Existem várias formas a serem exploradas nessa rede social, pois ela é muito completa.
Olhando em um primeiro momento são 04 formatos de postagem:
- Feed ou timeline
- Stories
- IGTV
- Reels
Feed ou Timeline
É aqui onde você vai escolher post atemporais, ou seja, é bom estudar bem como será o posicionamento da marca para o mercado e para o público. É válido dizer que, até os comentários aqui serão perpetuados junto à imagem, logo, é bom saber bem o que publicar.
Stories
Vídeos curtos que somem em 24 horas permite propor conteúdos que instiguem o público B2B, mas que não necessariamente fique na sua página. Algo rápido que busca engajamento rápido como:
- Anúncios
- Ofertas especiais por tempo limitado
- Tutoriais
- Vídeos internos
- Cobertura de eventos
IGTV
Vídeos mais longos e que não somem em 24 horas servem para outros objetivos, por mais que sejam semelhantes aos Stories. Veja alguns exemplos de como pode ser usado:
- Entrevistas com grandes nomes internos da empresa
- Entrevistas com grandes nomes de mercado, clientes ou não da empresa
- Tutoriais mais complexos e bem gravados/editados
- Vídeos de how to e pequenas demonstrações de serviços ou produtos que sua empresa ofereça
Reels
Esta é uma funcionalidade muito parecida com a da “rede vizinha”, TikTok, que o Instagram desenvolveu e gera muito engajamento. Aqui, a criatividade pode ir longe, aliás, deve. É incrível como os vídeos nos reels fazem sucesso na plataforma.
O Instagram permite ainda de forma bem simples, integrar com o Facebook e escolher formas de postagens patrocinadas e de parcerias pagas, o que auxilia muito nas estratégias de marketing B2B. Dentre as vantagens encontradas no Instagram Ads para desenvolver estratégias de sucesso para B2B, estão:
- Metas específicas
- Preços escaláveis
- Segmentação de público-alvo
- Relatórios detalhados
O que permite um trabalho muito mais certeiro e eficiente quando o assunto são os objetivos da empresa, é trabalhar com boas métricas. Isso faz toda a diferença para o negócio.
Sendo assim, boas estratégias de marketing B2B para Instagram incluem o trabalho diretamente com as seguintes métricas:
Alcance
Para estimular o reconhecimento da sua marca, é possível trabalhar com o alcance do Instagram para o público de determinado interesse, seja reconhecimento, probabilidade de compra, entre outros.
Tráfego
Direcione as visitas para o seu site ou aplicativo mobile como estratégia B2B. É incrível o poder do Instagram para esse objetivo. É possível até mesmo trabalhar em ofertas com essa ação.
Vídeos
Já falamos dos formatos, mas se a ideia é disponibilizar vídeos no mercado para um objetivo específico, como melhorar o brand awareness, saiba que o Instagram é o lugar ideal para isso acontecer seja nos stories, carrossel ou slides.
Leads
Se a sua estratégia de anúncios é para geração de leads, está no caminho certo. Uma vez que a empresa pode ter acesso a dados como telefone de contato, endereço de e-mais, idade entre outras informações, é possível trabalhar em frentes como:
- Lançamentos de produto
- Inbound Marketing
- Divulgação de ofertas, serviços e eventos
Conversões
Existe ainda o objetivo de converter leads em oportunidades, uma vez que o Instagram também serve para estratégias B2B assim para empresas de comércio eletrônico esquentarem suas vendas com a ajuda do marketing.
E agora? Se sente confortável para colocar em prática as estratégias de Marketing B2B para Instagram?
Com a possibilidade de ter uma conta no Instagram Business, é possível fazer uma porção de movimentos no mercado para engajar e converter o público, fortalecendo a sua marca e elevando ela para outro patamar.
Mais de 70% do conteúdo do Instagram são suprimidos e trabalhados no algoritmo para obter uma melhor performance e serem ordenados de acordo com a relevância de procura do usuário. É impressionante o tamanho poder que essa rede social possui.
Tudo isso facilita obter um ROI das estratégias de marketing B2B para Instagram, graças a:
Marcações avançadas
Não se preocupe com a falta de linkagem ou os famosos call to actions, se estudar um pouco irá entender a força que temos em trabalhar com hashtags e a marcação de arrobas.
Stories em destaque
É possível fixar determinados stories de forma estratégica e até mesmo ordená-los em seu perfil, como dando destaque necessário para um determinado assunto, serviço ou produto.
Posts automatizados
Assim como no Facebook, LinkedIn e Twitter, é possível não apenas planejar, mas gerenciar e programar postagens através da API que o Instagram abriu para todo tipo de estratégia ser utilizada.
Links dos stories
Trabalhar links em stories pode ser muito interessante. Isso porque instiga a urgência, direcionando o usuário a acabar com a sua curiosidade e clicar no link, acessando o conteúdo que você preparou para eles.
Publicidade
O Instagram é um ótimo lugar e uma ferramenta tecnológica incrível para empresas trabalharem o marketing B2B de forma certeira e nichada. Ano após ano, mês após mês, o Instagram cresce, e um dos motivos é pela publicidade feita por empresas que buscam aumentar a sua visibilidade.
Agora é colocar a mão na massa, procurar ser assertivo, efetivo e ter uma decisão de compra mais certeira. Trabalhe nos detalhes, mas não deixe de fazer testes, seja campanhas ou anúncios. Mensure métricas de forma certa, invista em marketing de conteúdo visual para gerar muito resultado bacana para o negócio. Além disso, veicule anúncios estrategicamente e diferencie comprador de consumidor, isso às vezes pode levar uma campanha ao fracasso se não tomar cuidado.
E caso precise de apoio, conte com a NextNova para consultoria de marketing digital B2B eficiente e de qualidade com foco na valorização da sua marca e geração dos melhores resultados para o seu negócio.
Continue conosco para mais dicas importantes de como sobreviver ao mercado de trabalho e conquistar os seus objetivos.