O e-mail marketing para B2B já foi considerado spam e tornou-se sinônimo de comunicação intrusiva. Por essa razão, muitos provedores de e-mails são configurados para bloquearem recebimentos de tais mensagens.
Atualmente, muitas equipes de marketing trabalham arduamente em suas campanhas de e-mail marketing para B2B para que o conteúdo das mensagens não sejam consideradas spam, bem como captar a atenção dos destinatários e, principalmente, mostrar para sua base de contatos que sua empresa atende às necessidades destes contatos (leads) para, assim, convertê-los em clientes.
Para que as campanhas de e-mail sejam eficazes, é preciso deixar claro a necessidade de planejar estratégias de marketing B2B para campanhas de e-mail, além de investir em ferramentas capazes de otimizar tais e-mails enviados.
Continue a leitura e descubra dicas infalíveis para alavancar as vendas de seu negócio através de campanhas de e-mail marketing para B2B.
Como fazer para que as campanhas de e-mail marketing para B2B cheguem até os leads?
O e-mail marketing para B2B é uma excelente ferramenta para enviar mensagens para um grande número de pessoas, de forma gratuita e digital. Mas, como fazer com que as mensagens alcancem o público certo e na hora certa?
Pesquisas realizadas pela Pew Research revelam que, no mundo, 92% dos adultos que conectam-se à internet utilizam e-mails. Além disso, quase 100% das empresas utilizam esse tipo de serviço.
É por isso que o e-mail marketing para B2B é tão abrangente e as campanhas precisam ser desenvolvidas de forma eficaz e estratégica para atingir o público certo no melhor horário em que estes costumam verificar suas caixas de entrada.
Por que campanhas de e-mail marketing são relevantes para o meu negócio?
Estudos revelam que campanhas de e-mail marketing conseguem aumentar a relevância de uma marca entre seus leads.
Dados da Statista revelam que, em 2019, o número de usuários que possuem contas de e-mail atingiu a marca global de 3,9 bilhões. Para 2024, este número terá aumentado para 4,48 bilhões. O valor representa mais de um terço da população mundial.
Além disso, estudos de 2018 apontaram da Emarsys que 81% dos pequenos negócios utilizam o e-mail como principal canal de aquisição de leads, e 80% confiam nas campanhas de e-mail marketing como forma de retenção e fidelização destes leads.
Através de campanhas de e-mail marketing para B2B é possível prever o alcance da mensagem. Dessa forma, estrategistas digitais podem estruturar diversas estratégias a partir dos dados obtidos em cima das métricas de desempenho capturadas. São exemplos de métricas: taxa de abertura e cliques no e-mail. Assim, e-mail marketing é um dos melhores métodos de marketing para vendas B2B.
Qual a importância de segmentar minhas listas de e-mail?
Diariamente, mais de 200 bilhões de e-mails são disparados. Então, como diferenciar-se nesse mercado?
Dos e-mails disparados diariamente, 67% (1,34 bilhão) vão diretamente para a caixa de spam, ou seja, para que sua campanha de e-mail marketing para B2B seja entregue ao destinatário, o receptor precisa ter interesse em receber os conteúdos de determinada marca e não ter bloqueado tais recebimentos.
Para que as campanhas de e-mail marketing do seu negócio não sejam classificadas como spam, é preciso levar em consideração que seus compradores não são os mesmos e não procuram pelo mesmo produto ou serviço.A maioria das empresas, seja B2B ou B2C, não atendem a apenas um tipo de cliente, mesmo que elas só vendem um único produto ou serviço.
É preciso deixar claro que, geralmente, existem mais de um cliente ideal para qualquer negócio. Sendo assim, segmentá-los em listas específicas torna o direcionamento de qual conteúdo enviar para cada lead muito mais fácil.
Como ter melhores resultados com e-mail marketing para B2B?
A seguir, listamos 10 dicas para alavancar as vendas de seu negócio através de campanhas de e-mail marketing para B2B.
1. Tenha uma base de e-mails limpa
É muito comum que empresas tenham mais de uma lista de contatos. Para que as campanhas de e-mail funcionem de forma correta, atente-se a e-mails duplicados e inválidos, e limpe sua base de contatos constantemente.
A partir de uma base de contatos limpa e ativa, é possível que negócios B2B beneficiem-se em dois aspectos: preservar o domínio da empresa, para que este não seja considerado spam; não pagar a mais – no caso de ferramentas de automação de e-mail marketing para B2B pagas – por contatos inativos.
2. Verifique as configurações de entrega dos e-mails
Muitas empresas sofrem com e-mails que não chegam à caixa de entrada do destinatário e isso pode ocasionar em quedas de taxa de abertura e, consequentemente, de cliques.
Na maioria dos casos, no entanto, o problema está na entrega do e-mail e não em seu assunto. Para evitar tais problemas, investir em ferramentas de automação de e-mail marketing para B2B e enviar e-mails testes antes de disparar as campanhas faz-se fundamental.
3. Personalize campanhas de e-mail marketing para B2B por personas
Definir personas é fundamental para que a estratégia de nutrição de leads de qualquer negócio seja efetiva.
Dessa forma, segmentar corretamente sua base de contatos irá auxiliar sua marca a criar conteúdos e textos personalizados para suas campanhas de e-mail marketing para B2B.
4. Faça campanhas com foco em segmentação
Com a vigência de leis de proteção de dados em diversos países, inclusive o Brasil, é fundamental que empresas tenham autorização para enviar conteúdos e manipular dados sensíveis de clientes.
Dessa forma, separe os leads que não mais desejam receber determinados conteúdos e classifique-os em listas segmentadas, de acordo com suas preferências.
5. Faça teste A/B de assunto de e-mail
A melhor maneira de saber qual tipo de assunto mais gera interesse é a partir do desenvolvimento de testes A/B com sua base de contatos.
Dependendo de sua segmentação, utilizar emojis e palavras-chaves entre colchetes pode ser uma boa dica para chamar atenção. Por exemplo: [Artigo] 10 dicas para enviar e-mails da maneira certa; 👉 Gere resultados com essas 10 dicas de envio de e-mail.
6. Inclua gatilhos em seus e-mails
Além de informar, a função do e-mail marketing para B2B é converter leads.
Se o seu negócio está utilizando campanhas de e-mail marketing apenas para se comunicar, está deixando passar uma grande oportunidade de conquistar clientes e, consequentemente, alavancar vendas.
Vale relembrar que, quanto mais seu lead avança nas etapas do funil de vendas, mais qualificado estará para concluir uma compra.
7. Analise qual é o melhor dia e horário para enviar suas campanhas de e-mail
Infelizmente, não existe nenhuma maneira de identificar os dias de melhor performance de abertura de e-mails.
No entanto, os testes A/B são a melhor forma de verificar quais e-mails possuíram melhor performance de abertura.
A partir desses testes, verifique quais conteúdos tiveram melhor performance e, após, faça um cronograma de envios.
8. Atente-se ao número excessivo de links e imagens
É preciso ter cuidado com o número de links e imagens inseridas em uma única campanha de e-mail marketing para B2B, principalmente quando tratam-se de newsletter.
Apesar de ser uma boa estratégia de atualização de conteúdos, o algoritmo do Google consegue identificar o número excessivo de links e imagens em campanhas e classificá-las como spam ou como pertencentes a aba “promoções”, fazendo com que a taxa de abertura das campanhas caia.
9. Seja pessoal
Mesmo em campanhas de e-mail marketing para B2B, faz-se necessário transmitir ao lead a ideia de que a empresa preocupa-se em ser pessoal e dirigir-se diretamente à ele.
É muito comum e-mails que parecem ser escritos por robôs irem para a lixeira ou para o spam. Por isso, quando enviar uma campanha, leia e reflita se você abriria aquela mensagem. Caso a resposta for não, altere de forma que o conteúdo torne-se relevante e pessoal.
10. Invista na estratégia de e-mail marketing para B2B
Utilizar o e-mail marketing como estratégia de qualificação de leads é um excelente meio de diminuir o custo por aquisição de clientes (CAC) e mantê-los atualizados sobre o que acontece em sua empresa.
Ao possuir um lead atualizado com base em relacionamento, um futuro processo de vendas torna-se mais ágil e menos complexo, onde as objeções já foram previamente resolvidas no processo de nutrição.
Por que investir em ajuda profissional ao enviar campanhas de e-mail marketing para B2B?
Ao contatar uma consultoria e agência de marketing digital B2B, profissionais especializados no setor analisam dados baseados no perfil de interesse e hábitos de consumo da persona de determinado negócio e, a partir daí, oferece ao gestor os melhores insights sobre como utilizar campanhas de e-mail marketing para converter leads em clientes ativos e engajados.
Com longa experiência no mercado B2B, a NextNova, consultoria e agência de marketing digital para B2B, inova diariamente para superar desafios do marketing multinacional e atender às necessidades do mercado.
Combinando expertise, tecnologia e criatividade, nossa missão é contribuir com o crescimento e trazer resultados positivos para nossos clientes, através da definição e implementação de estratégias de marketing B2B alinhadas à proposta de cada marca.
Entre em contato com nosso time de especialistas e descubra como a nossa consultoria e agência de marketing digital para B2B pode auxiliar o seu negócio a conquistar mais clientes e alavancar vendas através de campanhas de e-mail marketing para B2B.