Fazer marketing B2B não é uma tarefa tão fácil quanto se pensa. Uma tarefa simples pode acabar resultando em processos complexos ou até mesmo causar prejuízos para o negócio. Por isso, cada vez mais empresas buscam contratar uma agência de marketing B2B para trabalhar nas estratégias de geração de oportunidade.
É muito comum vermos estratégias voltadas para campanhas B2C (business to consumer) e isso acaba levando empresas com atuação B2B (business to business) a replicarem as mesmas técnicas, porém o resultado acaba não sendo conforme o esperado, já que os dois formatos possuem diferenças de atuação.
Para entender melhor sobre o porquê disso não funcionar muito bem, comecemos com as diferenças entre o marketing B2C e o B2B.
No marketing B2C a estratégia de comunicação é completamente voltada para o consumidor final. Esses consumidores estão em busca de produtos e/ou serviços que são baseados no preço, popularidade, posicionamento da marca no mercado ou até mesmo por questões emocionais. Ou seja, o cliente busca satisfazer suas próprias necessidades.
Já no marketing B2B, a estratégia muda de rumo, onde a eficiência, o atendimento dedicado e o nível de atributos técnicos são priorizados. Além disso, a estratégia de marketing para empresas B2B busca criar uma conexão com os clientes, levando em conta interesses e estrutura de cada organização. Por mais que os canais de comunicação sejam os mesmos, a estratégia é diferente.
Com apenas algumas informações, foi possível perceber que não basta apenas procurar na internet a fórmula mágica para criar a melhor campanha de marketing B2B. É muito importante levar em consideração buscar empresas qualificadas para a definição de uma estratégia eficaz.
Viu o quanto as duas estratégias podem ter grandes diferenças? Agora que está por dentro dessas mudanças, continue a leitura para saber como contratar uma agência de marketing B2B.
Por que contratar uma agência de marketing B2B?
As estratégias de marketing B2B envolvem custos mais elevados e têm uma margem de lucro maior do que as empresas B2C. Por isso, a proposta de valor oferecida por agências especializadas se concentra em uma estratégia extremamente nichada e estratégica, de acordo com o segmento.
Além disso, contratar uma agência de marketing B2B oferece várias vantagens para o negócio.
Contratar uma agência de marketing B2B permite reduzir os custos da área
A redução de custos é uma das vantagens ao contratar uma agência de marketing B2B. Para que você possa entender melhor, dê uma olhada no exemplo prático de como isso pode funcionar.
A ABC Tecnologia é uma empresa fictícia que presta serviços de monitoramento de ambientes 24×7 voltada para empresas B2B. Para divulgar os serviços, a Júlia, gestora de marketing da organização, decide estruturar uma campanha para aumentar a visibilidade da marca e divulgar os serviços da empresa. Como profissional, ela sabe que uma campanha desse nível exige profissionais especializados, como desenvolvedor web, analistas para análise de métricas e KPIs, designer gráfico entre outros. Imagine se a Júlia tivesse que contratar cada um desses profissionais para o desenvolvimento de uma única campanha? Os custos seriam grandes, além de ser contraprodutivo.
Portanto, se a Júlia optar por contratar uma agência de marketing B2B, ela pode evitar todos estes custos e obter mais algumas vantagens.
Foca em leads qualificados
Para trabalhar em uma estratégia de marketing para empresas com atuação B2B é preciso conhecer o perfil dos potenciais clientes. Por isso, optar por contratar uma agência de marketing B2B pode gerar um impacto positivo na geração de oportunidades para o negócio.
Além disso, uma agência especializada em marketing B2B pode trazer leads qualificados, ou seja, empresas que estão realmente em busca daquilo que você oferece. Essa qualificação é uma tarefa importante e deve ser feita por quem realmente entende do assunto, pois o desafio de gerar oportunidades não termina aí.
Após qualificar os leads, a agência cuidará de toda a estratégia para que eles escolham a sua proposta ao invés de um concorrente. O seu desafio será garantir que a empresa esteja apta a fazer toda a gestão dos pedidos e cuidar do relacionamento com o cliente.
Melhora a entrega de valor do seu negócio
Seu negócio pode até estar se saindo bem no mercado, mas poderia ter resultados ainda melhores se você contratar uma agência de marketing B2B.
Nesse sentido, uma agência especializada vai pensar na melhor estratégia para geração de oportunidades. Com os esforços e o investimento aplicados de forma estratégica, sua marca pode se tornar um grande diferencial, se destacando entre várias empresas concorrentes.
Possui recursos para um trabalho eficiente
Criar uma campanha com base nos padrões que vemos por aí não é o suficiente para desenvolver uma estratégia de vendas de sucesso. Ao contratar uma agência de marketing B2B, você estará investindo em uma estrutura completa com os melhores recursos para um planejamento desenvolvido exclusivamente para sua empresa.
Afinal, uma agência especializada em marketing B2B é responsável por uma série de tarefas que exigem conhecimento técnico para trabalhar em estratégias. Isso exige ter em sua proposta profissionais capacitados e ferramentas específicas para acompanhamento dos indicadores de cada campanha. Além disso, é preciso contar com programas, aplicativos e mais uma série de recursos que só uma boa agência de marketing B2B possui.
Além disso, ao contratar uma agência de marketing B2B você também terá acesso aos principais indicadores das campanhas. Isso permitirá que você acompanhe todo o processo e faça sugestões de melhorias. Tudo em conjunto com profissionais especializados capazes de oferecer um serviço personalizado.
Resumindo, uma agência especializada em marketing B2B pode ser uma facilitadora para que a sua empresa acerte na estratégia. Você pode sair na frente ao veicular uma campanha bem elaborada e com as melhores estratégias voltadas para o seu segmento.
Escolhendo a agência: tudo o que você precisa saber para contratar uma agência de marketing B2B
Para contratar uma agência de marketing B2B, é preciso dedicar um tempo na pesquisa de opções para então chegar na que melhor se adapta à realidade da sua empresa. Assim, fica mais fácil encontrar a que melhor atenda às demandas que você busca e seja capaz de entregar os resultados que você espera.
Pensando em te ajudar nessa tarefa, separamos algumas informações importantes que você não pode deixar passar ao buscar pela melhor agência de marketing B2B.
Escolha uma agência especializada no segmento da sua empresa
Existem muitas agências que prometem entregar uma estratégia única e especializada, porém trabalham com estratégias mais generalistas que atendem vários segmentos. Muitas delas atendem empresas com atuação B2C, o que pode fazer com que as estratégias acabem sendo apenas uma, mudando apenas alguns detalhes.
Como sabemos, a dinâmica de uma estratégia B2B é completamente diferente. Ela possui um ciclo mais complexo, com as etapas de vendas mais longas e uma jornada do cliente bem específica. Uma agência especializada em B2B precisa ter um conhecimento aprofundado de todos os processos e um know how para enfrentar os desafios impostos.
Entenda o posicionamento da agência no mercado
Se você deseja contratar uma agência de marketing B2B, é prudente entender como elas atuam na prática. Para facilitar o processo, tente responder às seguintes perguntas:
- Qual o posicionamento dessa agência diante do mercado?
- A agência é especialista em marketing B2B ou possui uma estratégia mais generalista?
- Como é a relação de trabalho com os profissionais e quais as condições que os mesmo são expostos?
Essas perguntas podem ajudar a entender como a agência trabalha e isso diz muito sobre ela. Isso quer dizer que uma agência especializada em marketing B2B que presta serviços de qualidade e possui eficiência comprovada, valoriza seus profissionais. Além disso, investem em boas condições de trabalho e estão sempre se capacitando para continuar inovando suas estratégias.
Procure referências e veja os cases de sucesso
No próprio site da agência você pode encontrar várias informações sobre ela, principalmente os cases de sucesso e os principais clientes atendidos.
Uma outra forma efetiva de saber se a agência pode realmente atender às suas demandas, é procurar por depoimentos e estudos de caso. É possível também ir em busca de referências com clientes e/ou parceiros.
Saiba avaliar o preço do serviço
A jornada para contratar uma agência de marketing B2B envolve o investimento de custos. Durante a busca, você vai se deparar com uma grande variação de preços, sejam valores muito baixos ou muito altos. O resultado que você espera vai depender mais dos fatores mencionados acima do que o valor investido.
Caso considere uma agência de marketing B2B pelo seu preço, se aprofunde em conhecer melhor seus clientes, os cases e os resultados obtidos em números. Além disso, entre no site e redes sociais da agência para buscar algumas referências. Os conteúdos, a profundidade dos temas abordados no blog e a forma como lida com os usuários pode ser um bom começo.
Agora que você aprendeu como contratar uma agência de marketing B2B, veja o passo a passo que o Guilherme Sboarim, da Conversa.tech, elaborou. Esses passos podem ajudar muito para que faça a escolha certa:
- Pesquise muito as opções agências especializadas em marketing B2B e selecione as que mais chamaram a sua atenção
- Após escolher as melhores, agende uma conversa para entender melhor como elas trabalham
- Agora, já com as “finalistas”, solicite orçamentos e os pacotes disponíveis.
Com todas essas informações ao seu alcance, o processo para contratar uma empresa de marketing B2B pode ser ainda mais simples. Contudo, não deixa de ser uma tarefa que exige tempo e muita pesquisa. Por isso, não deixe de entrar em contato com a equipe da NextNova.