O mercado de marketing B2B no Brasil é cercado por vários desafios. Com a pandemia nos últimos quase dois anos, muitos processos passaram por mudanças. A importância da digitalização, fez com que as empresas revissem o seu plano de negócios para se adequar ao mercado.
Diante disso, várias áreas passaram por transformações necessárias para acompanhar as necessidades do momento.
Com o mercado se tornando cada vez mais digital, novas tecnologias foram surgindo. As estratégias de marketing B2B deixaram de ser mais tradicionais e passaram a ser mais humanizadas. Graças ao Instagram e a sua grande capacidade de storytelling, que antes era trabalhado em estratégias B2C, hoje pode ser uma ferramenta muito eficaz para o B2B.
Essa humanização se tornou um grande diferencial competitivo e passou a ser essencial também para as ações de marketing B2B.
O brand awareness é a medida como a marca é reconhecida pelo mercado. Essa medida também se tornou uma grande preocupação entre os profissionais ao gerar oportunidades e vendas para o negócio.
Esses insights foram obtidos a partir da pesquisa realizada por uma empresa no setor e mostram como está a realidade do mercado de marketing B2B no Brasil. Os dados coletados mostram onde os profissionais precisam concentrar seus esforços para a otimização das estratégias.
Para entender melhor esses pontos e acompanhar mais detalhes sobre o cenário do mercado de marketing B2B no Brasil, é só acompanhar a leitura.
Quais são os objetivos para o marketing B2B no Brasil?
Por mais que a geração de oportunidades seja o objetivo principal de qualquer negócio, existem outros pontos muito importantes a serem considerados.
O marketing humanizado busca criar conexão com os usuários, tornando os processos mais humanos, como o próprio nome sugere. Essa tendência se tornou popular e está ficando cada vez mais forte no mercado de marketing B2B no Brasil.
Diante disso, os profissionais têm buscado cada vez mais desenvolver estratégias de conscientização de marca baseadas em storytelling. A contação de histórias permite que a empresa se conecte à realidade do seu público, aproximando-os cada vez mais da sua proposta de valor.
A pesquisa mostra que trabalhar a marca institucional do negócio faz parte da estratégia de 52,80% das empresas entrevistadas. Esse objetivo fica atrás somente da geração de vendas, com 72%.
Além disso, o posicionamento da marca em seu segmento de atuação também tem o seu lugar nos objetivos de marketing B2B. Do total de entrevistados, 39,80% acreditam que posicionar a marca em determinado mercado ou segmento é importante para a visibilidade do negócio. Isso porque o posicionamento da marca é o que vai diferenciar a empresa de seus concorrentes.
O mercado de marketing B2B no Brasil: times cada vez mais enxutos
A pesquisa revelou vários dados em relação ao mercado de marketing B2B no Brasil. Entre eles, a visão de que os times estão cada vez mais enxutos.
Muitas empresas hoje buscam o apoio de fornecedores para a realização de suas tarefas. Tem-se notado uma preferência maior por times menores: 76,3% das organizações possuem no máximo 5 pessoas na área de marketing. Desses, 40% dizem que apenas uma pessoa é responsável por todo o departamento dentro da empresa.
Com base nessas informações, podemos considerar que as equipes de marketing B2B contam com a terceirização de serviços e/ou utilizam ferramentas de automação de marketing em suas rotinas.
Diante deste cenário, percebe-se que empresas que buscam por agências especializadas é ainda maior do que a pesquisa anterior, representando 75% das organizações.
A busca por especialistas se tornou crescente mesmo significando que as empresas tenham que contar com várias agências como, por exemplo, uma para as mídias sociais, outra para mídia paga e outra para assessoria de imprensa.
Além disso, contar com ferramentas dedicadas é de suma importância para atingir os resultados esperados. Essas ferramentas podem conectar todos os parceiros para otimizar e automatizar todos os processos dos profissionais envolvidos.
Muitas ferramentas de automação de marketing estão disponíveis no mercado, o que pode facilitar ainda mais as rotinas de marketing B2B do negócio.
O marketing de conteúdo no Instagram
A produção de conteúdo é uma estratégia muito forte para o marketing B2B. De acordo com a pesquisa, o marketing de conteúdo no Instagram cresceu muito e vem sendo o foco nas estratégias de vários profissionais da área.
A rede social foi mencionada como um canal para compartilhamento de conteúdo por mais de 64% dos profissionais, representando um aumento de 38% em relação à pesquisa anterior.
Por mais que a rede social esteja associada ao marketing B2C, tem sido cada vez mais utilizada também no B2B. Isso se deve ao fato de que o Instagram é uma ferramenta muito importante para a geração de brand awareness.
Conhecida como uma plataforma de narrativa visual, o Instagram interage com o público de uma forma diferenciada. A estratégia gerada na plataforma resulta em um relacionamento envolvente e memorável, aumentando o engajamento com os usuários.
Diante dessas informações, podemos observar que o mercado de marketing B2B no Brasil está cada vez mais preocupado em estabelecer presença no Instagram. Como tem sido uma plataforma com crescente número de usuários, é uma ferramenta muito útil para se tornar autoridade no nicho.
Eventos presenciais para disseminação de conteúdo
Além da crescente procura por estratégias que envolvem as redes sociais para a geração de conteúdo, os eventos presenciais também foram apontados por vários profissionais. Para eles, os eventos também são ótimas estratégias para disseminação de conteúdos.
Mencionado por 63% dos profissionais, os eventos presenciais de conteúdo também têm concentrado grande foco nas estratégias de marketing B2B.
O objetivo dessa estratégia vai além de criar conexão com os usuários. Para os profissionais de marketing B2B, os eventos são uma forma muito eficiente de mostrar que o negócio é referência no mercado em que atua. Ou seja, além da possibilidade de gerar leads e acelerar o pipeline, é possível trabalhar a geração de brand awareness.
Esses eventos podem apresentar vários tipos de conteúdo. As mais comuns que vemos por aí são palestras com temas relacionados ao mercado e que estão em alta. A apresentação de cases de sucesso também é muito comum e mostram na prática como os produtos podem conceder benefícios para o público.
Como podemos ver no gráfico abaixo, os eventos presenciais têm uma grande procura pelos profissionais, ficando abaixo apenas das redes sociais (94,6%). Isso mostra que o mercado de marketing B2B no Brasil acredita fortemente na produção de eventos tanto para geração de conteúdo quanto para o brand awareness.
Relevância em foco na entrega de conteúdo
Para o mercado de marketing B2B no Brasil, criar conteúdo relevante é um fator primordial para que a empresa alcance resultados satisfatórios.
A pesquisa revelou que para 67,6% dos profissionais de marketing B2B, a relevância e a assertividade do conteúdo são prioridades nas rotinas. A criação de conteúdo relevante é uma estratégia que pode auxiliar o público B2B a percorrer a sua jornada de vendas, mostrando-o a solução para o seu problema.
Diante da busca por relevância e assertividade nos conteúdos ofertados, alguns formatos são escolhidos para que os conteúdos sejam disseminados.
Os e-books são um formato de conteúdo que fez sucesso por muito tempo. Ele ainda tem o seu lugar no mercado, mas 59,5% dos profissionais não sabem se esse tipo de material ainda é eficiente nos dias de hoje. Apenas 25,7% dos entrevistados acreditam que os e-books podem trazer resultados para os negócios.
Quando falamos em meios de compartilhamento de conteúdo, o LinkedIn ultrapassou o lugar do Facebook, que antes estava à sua frente.
Porém, o estudo mais recente mostrou que o LinkedIn é um dos canais mais utilizados pelos profissionais de marketing B2B, sendo 79,5% dos entrevistados. Isso porque a plataforma concentra um grande número de tomadores de decisão ativos diariamente.
A pesquisa conclui que apenas 29,7% dos profissionais de marketing que atuam em empresas B2B, acreditam ter maturidade quando o assunto é marketing digital. Porém, existem avanços se compararmos com o ano de 2018, onde apenas 5,1% dos participantes consideravam ter maturidade na área.
Conclusão
No decorrer deste conteúdo, vimos como o mercado de marketing B2B no Brasil apresenta um cenário de grandes desafios para o setor.
Essa realidade mostra que as empresas estão com seus times cada vez menores. Isso se deve ao fato de que cada vez mais serviços terceirizados são procurados pelos gestores a fim de otimizar os recursos.
Vimos também um pouco da importância de ferramentas digitais para a automação de tarefas e rotinas. Elas podem ser muito eficazes para um trabalho ágil e de qualidade.
A utilização do conteúdo como forma de gerar engajamento e disseminação de informação, também foi muito falada neste artigo. As redes sociais estão cada vez ganhando mais força e inovação para proporcionar uma experiência única para os usuários. Acompanhar a inovação dentro de plataformas como o Instagram, LinkedIn, Facebook e TikTok é de suma importância para o crescimento do negócio.
Ou seja, empresas que se preocupam com o seu posicionamento e a entrega de qualidade de seus produtos ou serviços, podem se tornar ainda mais competitivas dentro do mercado de marketing B2B no Brasil.